segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bailarina goiana na terra do Tio Sam

Com apenas 14 anos, Amanda foi uma das quatro brasileiras selecionadas para o Internacional Ballet Competition


Única integrante goiana da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, filial brasileira do reverenciado balé russo, a bailarina Amanda Gomes foi uma das selecionadas para o USA Internacional Ballet Competition (IBC), um dos campeonatos de dança mais importantes do mundo, que este ano acontece de 8 à 27 de abril em Jackson, cidade americana localizada no estado do Mississipi. Dos mais de 5 mil vídeos inscritos na competição, enviados por dançarinos gabaritados de todas as partes do mundo, apenas 100 foram classificados. Destes, somente quatro brasileiros. 

Com apenas 14 anos de idade, sete dedicados à modalidade, Amanda já é considerada uma das grandes revelações do balé clássico do país. Na seleção para a Escola Bolshoi, desbancou nada menos do que 120 mil bailarinos de todo o país e América Latina, ficando entre os 428 candidatos selecionados para a final e galgando uma das 86 vagas do programa. “Tenho certeza que a fé em Deus e a vontade de vencer foram combustíveis para o meu sucesso. Quem está começando precisa se dedicar com afinco à dança e lutar por aquilo que realmente quer”, aconselha.

Com sede no município catarinense de Joinville, localizado a 180 km da grande Florianópolis, a escola está prestes a completar 10 anos no Brasil, e oferece curso com duração de oito anos e estágio na Rússia para seus alunos. Todos os anos, duas audições selecionam dançarinos para o curso de formação - uma em julho, durante o Festival de Dança de Joinville e outra em outubro. Além destas, eventualmente ocorrem audições em cidades onde a escola se apresenta. Após a aprovação da filha, em julho de 2005, Polyana Gomes e Zeuxis Filho não tiveram dúvida: abriram mão de seus empregos em Goiânia e mudaram-se para Joinville, tudo para realizar o sonho da menina de estudar na melhor academia de balé do país.

Durante os primeiros meses, receberam ajuda do restante da família, porém, logo Zeuxis foi trabalhar numa telefônica e Polyana tornou-se a fisioterapeuta do Bolshoi. A rotina da jovem Amanda é puxada, e concilia 6 horas diárias de treino na Escola Bolshoi com os estudos em colégio católico, no qual cursa a 9ª série. Apesar disso, a menina não reclama. "Sei que nenhum resultado aparece sem sacrifício. Por isso, sempre me dedico ao máximo", comenta.

Apesar de talentosa e promissora, a bailarina ainda não conseguiu patrocínio para a viagem, e até agora viajará com recursos da própria família. "Tenho a sorte de ter pais que sempre apoiaram meus sonhos e projetos, porém, estamos à procura de possíveis patrocinadores, especialmente por se tratar de uma viagem tão cara", afirma. A menina desembarca nos Estados Unidos no próximo dia 6.

"Minha expectativa é muito boa, tenho treinado muito para esta competição. Ainda não sabemos exatamente qual será o prêmio, mas só de participar de um campeonato dessa magnitude já me considero vitoriosa. A experiência e o contato com dançarinos das diversas partes do mundo vai enriquecer muito meu currículo", conta.  

Ainda faltam três anos para a formatura de Amanda na escola do Teatro Bolshoi, mas a menina já sonha em dançar para uma academia fora do país. “Esse diploma vai abrir muitas portas, e me dará a oportunidade de realizar meu grande sonho, que é integrar uma companhia de balé na Europa”, empolga-se.

Os interessados em patrocinar a dançarina podem entrar em contato com a família através do email zeuxisfilho@yahoo.com.br ou pelo fone (47) 3804-6300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário