segunda-feira, 5 de abril de 2010

Festival de Curtas em Pirenópolis

Idealizado e produzido pelo cineasta goiano Marco Polo, o Festival Curta Noite promove hoje evento de pré-lançamento. A I Etapa Nacional em Goiás terá Pirenópolis como sede

O Curta Noite, festival de curta metragens nascido no Rio de Janeiro e que já se tornou uma das maiores premiações do cinema nacional, chega este ano a sua 4ª edição com uma novidade: a I Etapa Nacional em Goiás, prevista para o dia 29 de junho em Pirenópolis. A atriz Lady Francisco será a madrinha do festival e a apresentação ficará por conta de Suzana Pires, a Ivonete da novela Caras e Bocas, e do ator goianiense Marco Polo, mais conhecido por seus trabalhos no cinema internacional e que assina também a idealização e concepção do projeto. O pré-lançamento acontecerá hoje, a partir das 19h30, no Address Hotel (Av. República do Líbano, acima da Praça Tamandaré). O evento é voltado para a imprensa, representantes dos diversos segmentos culturais e empresários.

A grande inovação da edição 2010 será a apresentação, em primeira mão, do curta-metragem “O Vale da Lua”, que será filmado na Chapada dos Veadeiros no final de maio, época em que Goiás goza, segundo o cineasta, de uma das melhores luzes para captação de vídeo do mundo. O filme trará no elenco Marco Polo como o viajante Marco Aurélio, Lady Francisco interpretando Alma Luz e Suzana Pires no papel de Lakhsmi, namorada de Marco Aurélio. Além de ser apresentado na abertura do IV Festival Curta Noite, o curta será exibido em vários festivais da America Latina, incluindo o Festival de Guadalajara, o Diosas del Plata e o de Acapulco, no México.  Em função de uma parceria com a Proméxico, uma espécie de selo de garantia de materiais televisivos,  o filme ainda será divulgado para 83 países falantes da língua hispânica.

A ideia de expandir o festival para terras goianas tem a ver com um retorno às raízes de Marco Polo: apaixonado por Goiás, o diretor regressou ao Estado no ano passado por ocasião da morte do pai. Durante a estada, concebeu a edição goiana no intuito de divulgar o exuberante cenário de sua terra natal e incentivar a produção cinematográfica local. “Tenho um vínculo de gratidão e respeito muito grande por Goiás, e por isso quero exaltar as maravilhas que esta terra tem”, comentou.

O idealizador

Formado em dramaturgia pela Faculdade Dulcina, em Brasília, Marco Polo especializou-se em Roteiro e Interpretação para Cinema na Escuela San Antônio de Los Baños, em Cuba, dando início à sua carreira em 1990. Em 93, foi premiado como melhor ator no Festival de Cinema de Cuba com o filme “Ilusão”. Em 94, participou da minissérie “Butterfly”, uma produção da italiana TV RAI, contracenando com o renomado ator francês Jean Sorel e em 96 foi escolhido para contracenar com a atriz francesa Isabelle Adjani no filme espanhol “La Noche”, filmado na Cidade de Corrientes, na Argentina. Em 1997, apresentou o Festival de Cinema de Madrid ao lado dos atores Matt Damon, Keanu Reeves e Isabelle Adjani.

No Brasil, participou de alguns episódios do programa “Você Decide”, da minissérie “Decadência”, na Globo, e da novela “74.5 - uma onda no ar”, da extinta TV Manchete. Atuou em montagens para teatro de peças escritas por Maria Clara Machado, Jô Soares, Agatha Christie, Irwan Saw, entre outros.

Além do Festival Curta Noite, o cineasta é o realizador do Ciclo de Leituras Marco Polo, que há sete anos reúne profissionais das artes cênicas para leitura de textos e montagem de espetáculos. Hoje o Ciclo de Leituras conta com um público cativo, que comparece de forma fiel e divulga o evento. Das  edições apresentadas, 8 foram montadas e 6 estão em fase de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário