sexta-feira, 23 de abril de 2010

Beco transformado em arte

Com o objetivo de revitalizar este espaço tão importante que é o beco, o Festival de Arte Urbana traz oficinas, desfiles e apresentações musicais e teatrais  


A primeira coisa que vem à cabeça quando se trata de beco é um lugar sujo, mal frequentado, feio e abandonado. Na maioria das vezes, esse esteriótipo não foge mesmo à realidade, porém, o que muita gente não sabe é que esses espaços, tão abundantes na cidade de Goiânia, carregam traços arquitetônicos e intervenções artísticas importantes da história da Capital, configurando-se como um relevante espaço de socialização, resgate das raízes e escambo cultural. Foi pensando nisso que surgiu o Festival de Arte Urbana – Beco d'Arte, que busca resgatar esses pontos da cidade, pouco contemplados pela sociedade, onde o processo de urbanização conseguiu criar forte expressão artística e representação cultural.

A primeira edição será realizada amanhã, a partir das 14 horas, no Beco da Rua 8, no Centro, e contará com desfiles de moda, música, exposição de fotografia e artes plásticas e oficinas de arte, tudo acontecendo ao mesmo tempo e com entrada franca. Trabalhos de mais de quinze artistas plásticos, seis designers de moda, exposição fotográfica de diversos pontos de Goiânia (evidenciando os locais onde a arte urbana é mais expressiva e menos apreciada), além de performances dos grupos participantes do Festival Nacional de Teatro, farão parte do evento, que tem o Apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia, Cia Oops de Teatro e Pavio Soluções Filosóficas.

"Quando iniciamos a concepção de um festival voltado para o espaço do Beco, a pergunta norteadora foi: qual a melhor maneira de revitalizar um local com essas características? A resposta veio em uníssono: injetando-lhe a nova arte urbana da Capital, oras! Arte urbana é isso, pluralidade, vibração e presença em qualquer lugar", afirmou o organizador do evendo, Kaio Bruno.

Dentre os destaques do festival, está a artista plástica Luciana Faria, autodidata em desenho e pintura até os 17 anos e acadêmica do curso de Design Gráfico da UFG. A jovem já acumula um currículo de duas exposições, uma no Hard Night, festival de música realizado no DCE da PUC, e outra no Sarau de Literatura Letra Livre, promovido no Centro Cultural Goiânia Ouro. No Festival de Arte Urbana, Luciana ministrará duas oficinas - pintura e desenho - voltadas para público infanto-juvenil, além disso de expor, a partir das 16 horas, alguns de seus trabalhos.

Outro destaque é a designer de moda Naya Violeta, que apresentará ao público o desfile da coleção “Leite de Trevo”, inpirada no caos urbano com algumas pitadas do cerrado brasileiro. "Intervir, no meio do barulho do trânsito, permitir-se tocar, entrar, fazer parte, misturando elementos de superstição, trelelês da cabeça e no coração monogramas em bordados e desenhos. A coleção se divide em partes, e coloca o público no meio dessa contradição, interagindo com o tecido, permitindo a ele expressar-se como construção para a criação. As influências do cerrado brasileiro se misturam com crescimento de um povo que vive em becos, barracos, buracos, e diversos lugares e espaços", explica a estilista. 

O evento também é fruto de uma parceria com as lojas Cherryland, Lady Hanna, Fabulosas Desordens e Boca de Porco, que durante o festival estarão expondo as últimas novidades da moda alternativa.


SERVIÇO

Festival de Arte Urbana – Beco d’Arte
Quando: Amanhã, dia 24 de abril
Hórario: a partir das 16 horas
Local: Beco da Rua 8, Centro
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário