terça-feira, 30 de março de 2010

Tradicional e saudável

Como opção à carne vermelha, pescados são carro-chefe do feriado da Semana Santa. Veja duas simples receitas
 
Tradicionalmente lembrada como uma fase de recolhimento e reflexão, a Semana Santa propõe uma suspensão no consumo de carne vermelha, o que para muitas pessoas representa um problema. Por não cultivarem o hábito de comer peixes, muita gente não conhece receitas e não sabe como escolher o melhor pescado na hora da compra.
 
Para desanuviar a questão, o chef Bruno Silva, professor do curso de Gastronomia da Faculdade Cambury e especialista em cozinha internacional, dá algumas dicas. “Toda vez que for às compras, o consumidor precisa observar o frescor do peixe que está levando para casa: as guelras devem estar avermelhadas e os olhos brilhantes e úmidos. Além disso, podemos identificar um pescado fresco através do aroma, que de modo algum pode ser desagradável”, indica o chef. 
 
Bruno sugeriu duas receitas para tornar a Semana Santa mais leve e saborosa. “A primeira receita, que usa o bacalhau como ingrediente principal, é voltada para os paladares mais exigentes, considerando-se que o preço deste pescado demanda bolsos mais cheios. Porém, segue um preparo simples, valorizando essencialmente o sabor do peixe e do azeite de oliva”, afirma.
 
O bacalhau costuma ser o mais eleito, mas outros peixes conseguem substituí-lo sem prejuízos ao paladar, como a tilápia, a dourada branca e o badejo. O segundo prato, tão saboroso quanto, fica um pouco mais barato. “Nossa segunda receita usa a tilápia, um peixe de valor módico e que proporciona preparos variados. Mas qualquer peixe que desfie fácil também pode ser utilizado nessa receita”, sugere.
 
BACALHAU AO PIL PIL
(serve 4 pessoas)
Custo: Aproximadamente R$ 90

Ingredientes

1kg de lombo de bacalhau do Porto (Gadhus Morhua) dessalgado
500 ml de azeite de oliva
Salsinha picada
Alho
1 litro de leite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Levar o leite à fervura e abaixar o fogo. Cozinhar os lombos de bacalhau no leite por 5 minutos ou até que cozidos. Retirar os lombos e reservar o leite do cozimento.  Em uma frigideira média, aquecer o azeite e juntar os dentes de alho e os lombos do bacalhau. O bacalhau deixará um pouco do seu suco natural, que é a parte essencial para o preparo do molho. Retirar o bacalhau e manter aquecido. Sem deixar que o líquido do bacalhau seque no azeite, faça movimentos giratórios com a frigideira, ou utilize um batedor de arame, para emulsionar o suco e o azeite. Acrescente aos poucos um pouco do leite do cozimento, não precisa ser todo, e vá batendo e emulsionando a mistura.  Deve ficar como uma maionese mais rala. Junte o sal a seu gosto e a salsinha picada.  Sirva sobre o bacalhau com arroz branco.
 
CASQUINHA DE TILÁPIA
(serve 4 pessoas)
Custo: Aproximadamente R$ 40

Ingredientes

1kg de filé de tilápia
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
3 tomates picados
50ml de azeite de oliva
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 lata de molho de tomate
400 ml de leite de coco
100g de farinha de rosca
200g de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Dourar a cebola e o alho no azeite de oliva. Juntar os tomates e os pimentões e refogar. Juntar o molho de tomates e o leite de coco. Colocar os filés de tilápia e cozinhar até que comecem a desmanchar. Com a ajuda de uma colher, misturar para que a tilápia se desfaça. Quando o peixe já estiver desfiado, engrossar a mistura com a farinha de rosca. Passar este preparo para casquinhas individuais ou um refratário médio. Cobrir com o queijo e levar ao forno para dourar. Forno a 200ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário