quarta-feira, 24 de março de 2010

Boa gastronomia em São Simão

A 360 km de Goiânia, município se prepara para receber mais de 40 mil pessoas durante festival gastronômico

Especialidades gastronômicas, apresentações culturais, shows e eventos esportivos fazem parte da programação do 5º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, que acontece na Semana Santa, de 1º a 4 de abril. Além das tradicionais oficinas e degustações, o evento do município que fica a 360km da Capital traz como atração musical apresentações da dupla Bruno e Marrone e do cantor romântico Wando. Os organizadores esperam receber, durante o feriadão, mais de 40 mil visitantes. A entrada é franca.
 
O lançamento foi realizado na manhã de ontem no Palácio das Esmeraldas, com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, jornalistas e representantes do setor. No discurso de abertura, o prefeito do município, Francisco de Assis Peixoto, falou das potencialidades turísticas do Sudoeste goiano e da importância de eventos como este para o crescimento da região. “Chegamos ao quinto ano de um evento que se consolidou e colocou São Simão em destaque no Estado. Tudo que estamos fazendo dá credibilidade ao nosso município e à nossa região”, afirmou o prefeito.
 
“Se nós não tivéssemos o apoio maciço de nossos braços diretos, em especial dos donos de restaurantes, nada seria possível. Eles realmente acolhem o festival, se envolvem, arregaçam as mangas e participam ativamente. Quero agradecer pessoalmente a eles”, prosseguiu o prefeito, ressaltando que é graças ao apoio que a prefeitura recebeu dos diversos setores da sociedade que o evento ganhou a importância que possui hoje.
 
“Se quem lidera não tivesse tanta credibilidade, não teria tamanho apoio. Este governo tem apoiado todas as iniciativas que engrandecem e valorizam o Estado, iniciativas estas que favorecem a geração de renda e oportunidades”, rebateu o diretor do Sebrae, Carlos Alberto Guimarães, cumprimentando Assis pelo crescimento e modernização conferidos ao município de São Simão.

Descentralização e crescimento
 
Representando o governador Alcides Rodrigues, o vice Ademir Menezes afirmou que o papel do governo é destinar recursos que auxiliem na descentralização dos empregos e oportunidades, promovendo o crescimento do Estado de forma mais uniforme e completa. Segundo ele, o governo do Estado não poupará esforços para apoiar projetos criativos e que incentivem a cultura local. “Este evento é uma consolidação dos esforços dos diversos setores, como prefeitura, governo e sociedade civil. Investimentos dessa natureza se multiplicam e proporcionam a criação e a descentralização dos empregos, gerando comodidades, demandas e fazendo com que todas as regiões cresçam, cada uma na sua vocação”, comentou.
 
Estiveram presentes à solenidade o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Rafael Campos; os deputados estaduais Nilo Rezende e Cilene Guimarães; as representantes da Goiás Turismo, Luciane Estival e Ruth Alvarenga; o presidente do Fórum Estadual de Turismo, Carlos Ronay, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Simão, Wilson Pimenta, entre outros.
 
A iniciativa de São Simão já serve de exemplo para outras regiões, conforme afirmou Assis. Há a possibilidade de um evento em Itapuranga, que será feito nos moldes do festival de São Simão. “O prefeito de Itapuranga, apesar de não poder estar aqui, já reservou hotel em São Simão para a Semana Santa, pois quer promover um festival semelhante na sua cidade. É uma iniciativa que só tem a melhorar a qualidade de vida dos moradores, e por isso deve ser reproduzida e valorizada”, concluiu.  

O Festival
 
Tendo como palco a Praia do Lago Azul, o 5º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão acontecerá concomitantemente com o Campeonato Goiano de Jet Ski – 1ª etapa do Circuito Lago Azul; e o Campeonato Goiano de Montain Bike – 1º Desafio de São Simão.
 
Os eventos são realizados pela Secretaria de Turismo do município e contam com o apoio do Governo de Goiás, da Câmara Municipal de São Simão, do Sebrae, da Goiás Turismo e do Ministério do Turismo, além da parceria com diversas empresas do setor privado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário