segunda-feira, 29 de março de 2010

Conexões urbanas

Com lançamento hoje, documentário utiliza as idas e vindas do Eixo Anhanguera para levar o espectador a uma viagem por Goiânia e suas raízes

Com lançamento hoje, a partir das 20h30, no Cine Cultura, o documentário Eixo lança um olhar sobre a Avenida Anhanguera, nossa mais importante via, a partir do polêmico corredor de transporte Eixo Anhanguera, por onde circulam diariamente cerca de 180 mil pessoas. Nessa artéria da cidade, conhecida por todos como “eixão”, pulsa um universo formado por uma gigantesca diversidade de personagens, alguns dos quais, ao longo do documentário, vão sendo apresentados em viagens pela cidade, cruzando Goiânia de leste a oeste, dia e noite, dentro dos ônibus, pelos terminais e sobre plataformas.

Único a circular 24 horas por dia, com cerca de um ônibus por minuto durante os sete dias da semana, o Eixão possibilita trocas materiais e relações pessoais em variados níveis. O que o documentário propõe é uma observação desse vaivém diário na metrópole que Goiânia se tornou, além de um mergulho nas raízes e referências locais.

Gravado em setembro de 2009, o curta foi um dos 5 projetos premiados em 2009 no concurso de roteiros do V FestCine Goiânia, e contou com um incentivo de R$ 30 mil para sua conclusão. O roteiro é fruto de uma parceria entre a diretora Uliana Duarte e a cineasta Fabiana Assis, que também assina a produção do filme. "Tivemos uma experiência de imersão muito bacana, e isso acabou se refletindo no resultado final: trata-se de um documentário observacional, que pretende levar um pouco da nossa cara, das nossas coisas, da nossa gente, para a tela do cinema. Queremos que o goianiense possa se enxergar neste trabalho", comentou Uliana.

Captado exclusivamente na Avenida Anhanguera e nas imediações do sistema de transporte, Eixo relembra a passagem das Bandeiras por nossas terras, o monumento erguido em homenagem ao bandeirante e a polêmica reforma da avenida ocorrida em 1998. Em seus 18 minutos de duração, o filme faz, enfim, um passeio por Goiânia e, registrando realidades cotidianas, convida a uma reflexão sobre a movimentação humana no mundo.

Ficha Técnica
Roteiro: Fabiana Assis e Uliana Duarte
Direção: Uliana Duarte
Produção: Fabiana Assis
Assitência de direção: Fabio Meira
Câmera: Sérgio Valério
Elenco: Mateus Dutra e Vivi Domingues

Serviço:
Estréia do documentário Eixo
Doc, 18 min, mini-DV, 2010
Data: 29 de março
Horário: 20:30
Local: Cine Cultura, Praça Cívica

Nenhum comentário:

Postar um comentário