quinta-feira, 25 de março de 2010

Andanças pelas trilhas da Justiça

Ex-promotor de Justiça, João Neder lança hoje seu segundo livro



Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Mairipotaba, Piracanjuba, Luziânia, Jaraguá, Alexânia, Morrinhos, Mineiros, Nazário, Goiânia... Em 14 anos de atuação como promotor de Justiça, não foram poucas as cidades pelas quais João Neder passou, e é para relatar esses casos, algumas vezes pitorescos, que o advogado lança hoje, às 20 horas, na Associação Goiana do Ministério Público (Avenida T-29, esquina com T-9, Setor Bueno), o livro Um promotor na carruagem & Histórias da rua 20. O evento de lançamento contará com coquetel e sessão de autógrafos.

Com prefácio e edição de Iúri Rincon Godinho, o livro se divide em duas partes: a primeira reúne a série de crônicas publicadas semanalmente pelo jurista no Diário da Manhã e conta um pouco das andanças do promotor itinerante pelo interior do Estado; enquanto a segunda relembra seus tempos de estudante na antiga Faculdade de Direito da Rua 20 e o início da militância política que tanto influenciou na sua atuação como promotor.

Para o título, o autor utilizou referências dos filmes de faroeste americano, em que o velho promotor chegava a localidades remotas e longínquas para “distribuir justiça”. A carruagem deixa claro seu caráter itinerante, vivenciado por Neder de forma bastante intensa: de 1976 a 1984, percorreu 42 comarcas e participou de 495 júris em todo o Estado. Porém, mais do que estabelecer registros históricos ou inserir seus escritos nas páginas da literatura, o autor deixa claro que o objetivo da publicação é registrar e relembrar histórias simples e corriqueiras de sua peregrinação e de sua vida. 

De militante a promotor

Em Um promotor na carruagem, primeira parte do livro, Neder compartilha com o leitor os casos que vivenciou durante a época em que atuava ora no Tribunal do Juri, ora respondendo pela promotoria. O autor corajosamente expõe a influência da política no trabalho do advogado, mostrando a realidade do Ministério Público e as duras condições de vida e educação do homem do interior de Goiás nos anos 70.

Já na segunda parte, Histórias da Rua 20, o advogado relata a luta dos estudantes da antiga Faculdade de Direito Federal em defesa das riquezas naturais de Goiás, além da batalha travada por eles pela criação da Universidade Federal de Goiás.

Os dois livros podem ser considerados uma espécie de biografia de João Neder, pontuando situações que tiveram crucial importância em sua vida e dividindo com o leitor experiências que ilustram bem a realidade vivenciada por Goiás nas últimas quatro décadas. “Minha expectativa é que as pessoas que se interessam pela história de Goiás e da Rua 20 compareçam ao lançamento”, comentou João Neder em entrevista ao DMRevista. Esta já é a segunda publicação do autor, que em 2003 lançou o livro De cabo-de-esquadra a marechal de guerrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário