segunda-feira, 29 de março de 2010

A evolução da rádio virtual

Aplicativo criado pelo goiano Márcio Siqueira, a TwitRadio promete revolucionar a maneira como ouvimos rádio e dar maior autonomia aos ouvintes de música online

Depois dos fenômenos do Youtube e do Twitter terem revolucionado a maneira como produzimos e consumimos conteúdo online, uma nova ferramenta promete unir esses sites tão queridos pelos brasileiros para dar maior autonomia aos ouvintes de música em rede. Trata-se do TwitRadio (http://twitradio.com.br/), aplicativo desenvolvido pelo goiano Márcio Siqueira (26) e que se tornou o mais recente sucesso da web. No ar há pouco mais de um mês, o serviço já conta com cerca de 50.000 pageviews diárias e recebe visitas de 250 cidades brasileiras, além de ser acessado por outros 44 países - isto com o site disponível apenas em português.

De uso gratuito, o aplicativo permite que o internauta crie uma rádio personalizada selecionando e sequenciando vídeos disponíveis no YouTube, dando ao usuário a opção de escutar sua própria seleção ou procurar novidades musicais na rádio de outros tuiteiros. Também possibilita a ele votar em suas estações favoritas, que serão adicionadas à uma lista em seu perfil, e as dez rádios mais "favoritadas" aparecem em um ranking na capa do site. O ouvinte ainda pode se comunicar com o usuário responsável pela rádio para solicitar músicas ou sugerir novos elementos ao repertório. As mensagens são postadas no Twitter do ouvinte e no mural da rádio.

Empreendedorismo com criatividade

Ainda em 2007, Márcio se reuniu com outros dois amigos, Rafael Augusto (26) e Fábio Rodrigues (24), todos formados em Ciências da Computação e na época funcionários da LG Sistemas, para juntos montarem uma empresa de Tecnologia da Informação, a Fibonacci Soluções Ágeis, especializada no desenvolvimento de softwares. O objetivo do grupo era promover um ambiente descontraído e diferenciado de trabalho, onde as pessoas pudessem dar vazão à sua criatividade. "Tínhamos nossas idéias sobre como deveria ser uma empresa de software, maneiras diferentes de organizar um ambiente de trabalho e também de produtos que acreditávamos que seriam inovadores. Em especial, queríamos ter a liberdade de poder criar projetos que achássemos interessantes. Então decidimos, em conjunto, sair da LG Informática e montar nossa própria empresa", conta Márcio.

O nome foi em homenagem ao grande matemático Leonardo de Pisa, também conhecido como Leonardo Fibonacci, que realizou grandes feitos como introduzir os algarismos árabes na Europa e criar uma sequência muito conhecida entre os desenvolvedores de software – a Seqüência de Fibonacci. Hoje a empresa já conta com uma equipe de 12 desenvolvedores de software, trabalhando em diferentes projetos e ouvindo música o dia todo.

"Em função da política de trabalho que adotamos, que preza por um ambiente descontraído e divertido, sempre tivemos a mania de ouvir música alta na empresa. Acontece que durante algum tempo, o único computador que possuía caixa de som era o meu, e isso gerava uma disputa interna pelo que iria tocar. De tanto pedirem por essa ou aquela música, eu acabei criando uma pequena aplicação que permitia a todo mundo da sala votar na música que seria tocada. A aplicação acabou se espalhando para o resto das salas da Fibonacci e decidimos permitir que pessoas de fora também a acessassem, surgindo assim a FiboRádio", relembra.

A maior dificuldade deste primeiro projeto, embrião da TwitRadio, foi divulgá-lo ou mesmo estimular os usuários a realizarem a divulgação. Pensando nisso, o software foi adaptado para ser integrado ao Twitter e associado ao perfil do usuário, de tal maneira que ele pudesse ter a sua própria rádio e divulgar a seus amigos. "Deu mais certo do que esperávamos: em pouco tempo, o site caiu no gosto de diversas bandas e cantores famosos e se tornou mania no Twitter. Devido ao rápido crescimento, já tivemos que trocar de servidor e realizar diversas adaptações para melhoria de performance", comenta.

Participação de famosos catapulta a TwitRadio

"No início, quando nenhuma pessoa conhecida utilizava a TwitRádio, havia pouca adesão. Ficou algumas semanas em um nível pequeno de acessos, restrito ao círculo de conhecidos. Através do Twitter, eu convidei o Bordoni (antigo apresentador do Goiânia Urgente) a usar a TwitRadio, após ele comentar que gostava muito de Bee Gees. Quando ele aderiu, começou a primeira grande avalanche de usuários. Em menos de 2 semanas, o site cresceu 900% em termos de acesso, e hoje possui expectativa de 1 milhão e meio de pageviews mensais. Com nossa métrica atual de 70% de novas visitas por dia, estes números ainda tendem a crescer", conta.

Artistas como Mr. Gyn, Pedra Letíicia, Valéria Costa, Pitty, KLB, Fresno, NX Zero, Jorge e Mateus, dentre inúmeros outros em nível nacional, já se renderam à nova moda, o que acelerou ainda mais o crescimento no número de usuários do serviço. "Como os artistas divulgaram a rádio a seus seguidores, rapidamente o site se espalhou nacionalmente. Hoje, já temos acesso registrado de cerca de 250 cidades brasileiras e mais de 40 países", estima.

Graças ao grande sucesso do aplicativo, o assunto está em voga na imnprensa nacional e internacional. "Já foram realizadas matérias sobre a TwitRadio em sites como IDG Now e PC World, e eu recebi até mesmo um convite para entrevista no programa gaúcho Camarote TVCom, da jornalista Katia Suman, isso com o projeto tendo somente 1 mês de vida", observa.

Para os próximos meses, a Fibonacci já reserva novidades para o os usuários do aplicativo. "Estamos nos preparando para, no futuro, adicionar algumas funcionalidades, como busca de rádios por tipo de música, por artistas, e até a possibilidade do usuário adicionar pequenas locuções para seus ouvintes. Além disso, estamos projetando uma versão em inglês do site. Aguardem", brinca Márcio, que não esconde a satisfação pelo crescimento e sucesso da ideia.

TwitRadio sem segredo
Aprenda passo a passo como criar sua rádio virtual


1º passo - Crie uma conta no Twiter. Caso já possua, basta acessar http://twitradio.com.br/ e entrar com seu nome de usuário e senha.
2º passo - No campo de busca, digite o nome do artista e escolha  a música de sua preferência dentre as opções que aparecerão na tela. Clique no sinal de mais (+) no canto do vídeo escolhido e aguarde a confirmação.

3º passo - Agora é só divulgar sua rádio e aumentar o volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário