sexta-feira, 19 de março de 2010

Antônio Carlos Secchin visita Goiânia

Imortal da ABL ministra palestra hoje no TJ 



Sucessor do também carioca Marcos Almir Madeira e sétimo ocupante da cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor Antônio Carlos Secchin desembarca hoje em Goiânia, onde ministrará palestra sobre o tema “A poesia na voz dos poetas". O evento, aberto a toda sociedade, acontecerá às 16 horas no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que possui capacidade para aproximadamente 400 pessoas. Na ocasião, o imortal autografará os livros 'Escritos sobre poesia e alguma ficção' e '50 poemas escolhidos pelo autor'. A entrada é franca.

Currículo invejável

Filho de Sives Secchin e de Victoria Regia Fuzeira Secchin, Antônio nasceu em 10 de junho de 1952, e de 1959 pra cá sempre residiu na cidade maravilhosa.

Sua formação e experiência acadêmica impressionam: é Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-Doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Já foi docente de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, Rennes e Paris-Sorbonne, na França; Roma e Nápoles, na Itália; Mérida, na Espanha; e do Instituto Camões, em Portugal. Atualmente leciona na Faculdade de Letras da UFRJ, onde foi aprovado com nota máxima em concurso público para professor titular, cargo que ocupa desde 1993.

Ao todo, já orientou 22 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e 3 pesquisas de pós-doutorado, além de ter ministrado 46 cursos e participado de 138 bancas de pós-graduação, no país e no exterior. Já participou de palestras e conferências na Argentina, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, México, Portugal e Venezuela.

Foi secretário-geral da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e atuou como membro do corpo editorial da Revista Letra, do Rio de Janeiro, e da revista Poesia Sempre, publicada pela Fundação Biblioteca Nacional. Organizou antologias como as de João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles (edicão do centenário), Mário Pederneiras, Júlio Salusse, Castro Alves, dentre outros. É o autor dos livros A ilha (1971), Ária de estação (1973), Movimento (1976), Elementos (1983), Diga-se de passagem (1988), Poesia e desordem (1996), Todos os ventos (2002), Escritos sobre poesia e alguma ficção (2003), Guia de sebos (2003, 4ª edição) e 50 poemas escolhidos pelo autor (2006).

Possui cerca de 15 prêmios nacionais, destacando-se: primeiro lugar na categoria “ensaio” do Instituto Nacional do Livro, em 1983; Prêmio Sílvio Romero, da ABL, em 1985; Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2002; Prêmio de Poesia da ABL e Prêmio Nacional do PEN Clube do Brasil, ambos em 2003.

A palestra em Goiânia faz parte do projeto "Vivências e Convivências com os Imortais", encabeçado pelo poeta Gabriel Nascente e que já trouxe à cidade nomes como o do poeta Carlos Nejar, ocupante da cadeira nº 4 da ABL; e do jornalista e crítico literário Ivan Junqueira, ex-presidente da ABL e substituto de João Cabral de Melo Neto na cadeira nº 37.

Expectativa

Em rápida entrevista pelo telefone, Secchin falou do que espera da visita à Capital: "Já estive em Goiânia algumas vezes, participando de bancas e palestras, mas nunca tive a oportunidade de me apresentar no TJ. A expectativa é muito favorável, já que vou falar sobre um assunto que marca toda a minha carreira, que é o amor à poesia. Eu também soube que o público será bastante diversificado, com presença de estudantes de ensino médio e pessoas de diferentes áreas, o que torna a experiência ainda mais interessante", afirmou.  

Agenda apertada

A chegada de Secchin à capital goiana está prevista para às 10 horas de hoje, e sua agenda cultural começa com uma visita à sede da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), onde será recepcionado pela presidente da entidade, Heloísa Helena de Campos Borges.

Após isso, participará de um almoço com uma comitiva formada por diversos representantes de entidades culturais do Estado, como o presidente da Academia Goiana de Direito (AGD), Arthur Rios, e o representante do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e membro da Academia Goiana de Letras (AGL), Antônio Almeida.

Por volta das 15h30, o imortal será recebido pelo desembargador Paulo Teles, presidente do TJ-GO, em seu gabinete, antes de seguir para o auditório onde acontecerá a palestra.

Sorteio de prêmios e obras de arte

Após a apresentação de Secchin e da sessão de autógrafos, os presentes serão brindados com um sorteio de prêmios que inclui notebooks e outros aparelhos eletrônicos, além de obras de arte de diversos artistas goianos. Entre eles estão o pintor autodidata Omar Solto, natural de Itaberaí e que já teve sua obra exposta em países como Espanha, França e Holanda; e o escultor Odon Nogueira, oriundo de Bela Vista e que tem como principal influência o trabalho de Antônio Poteiro.

Secchin ainda será homenageado com um jantar no Restaurante Forneira Bartolomeu, por volta das 20h, e no sábado segue para a Pousada do Rio Quente, na cidade homônima, onde aproveitará estadia em companhia de Gabriel Nascente e Adenor Aires, Presidente do IHGG. O imortal retorna ao Rio no domingo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário