sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ruptura medieval no palco do Zabriskie

Inspirado na obra máxima do italiano Giovanni Boccaccio, Decameron explora duas das cem histórias do dramaturgo
 

Com criação e direção colaborativas por Ana Cristina Evangelista e elenco, o Grupo Zabriskie apresenta hoje e amanhã, a partir das 21 horas, no Zabriskie Teatro, o espetáculo Decameron, inspirado na obra do italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375). Escrita em meio a peste negra que assolou a Europa durante a Idade Média, Decameron é considerada a obra máxima do dramaturgo, trazendo uma coleção de cem novelas escritas por Boccaccio entre 1348 e 1353. Além disso, o texto pode ser compreendido como um marco literário na ruptura entre a moral medieval, na qual existia a valorizava do amor espiritual, e o início do realismo, iniciando o registro dos valores terrenos que vieram a redundar no humanismo.

Escrita originalmente em dialeto toscano, a peça conta a história de dez jovens que se recolhem a uma casa de campo para fugir das cidades tomadas pela pandemia que dizimava impiedosamente o continente europeu. Durante dez dias, e apesar da adversidade total que toma conta do recinto, os personagens ainda conseguem celebrar a vida contando histórias de amor em seu refúgio campestre.


Com patrocínio do Prêmio Funarte Myrian Muniz de Teatro, Ana Cristina Evangelista e os atores Alexandre Augusto, Ciça Ribeiro e Natasha Witkowski fizeram uma livre adaptação de duas das cem histórias que se passam neste ínterim: a primeira de como Alibeque faz-se eremita, e o Monge Rústico ensina-lhe como se faz para reenviar o diabo ao inferno; e a outra de como, depois de ter comido certo pó, Ferondo é enterrado como se estivesse morto.


O diálogo com Decameron foi viabilizado por meio do grotesco. A máscara bufa, oriunda da Idade Média, é o espelho deste grotesco, refletindo uma comicidade popular do erro, da insanidade, da desorganização e do caos carnavalesco. "Resgatamos essa festividade caótica para parodiar a sociedade desregrada, fragmentada e tensa em que vivemos hoje. O medo e a insegurança, a solidão, a violência, o misticismo e o refúgio nos extremismos religiosos fazem parte do nosso cotidiano e é sobre ele que voltamos o nosso olhar crítico", explica Ana Cristina Evangelista, que além da direção assina também o figurino.


Com preparação vocal e criação musical por Maria Angélica Pantarotto, cenografia por Edith Lotufo e Pipa Design e fotografia por Layza Vasconcelos e Paulo Rezende, o espetáculo conta com a participação do ator convidado Deidian Lucas. Durante o mês de setembro, a peça ficará em cartaz no Zabriskie Teatro todas as sextas e sábados.


SERVIÇO

Espetáculo Decameron - Grupo Zabriskie
Quando: Hoje e amanhã, às 21 horas
Onde: Zabriskie Teatro ( Rua 148, N° 248 St Marista)
Ingressos: R$20 (inteira). Meia entrada para estudantes, idosos e apresentando na bilheteria qualquer tipo de material de divulgação impresso
Classificação: 16 anos
Informações: (62) 3093-5542 ou www.zabriskie.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário